Posts tagged: ignorancia

genocídios e esquecemento

Este de Libia, que aló para maio ja estará fora da agenda, vai dar em uma guerra longa e genocida que esmagará povos do Magreb sem que nós saibamos. Como esquecemos o genocídio em Bangladesh, aquel país do que cantaba o George Harrison, que passou quando muitos de vos não nacerades, como imos esquecendo o palestino para não falar de tudos esses povos do mundo que nem sabemos que existam.

O nosso pensamento, as nossas conversas…vam guíadas pola agenda dos poderosos. Falamos do que nos dizem nos midia que falemos…tudo quanto está máis alá fica fora da nossa visão.

Do horrível perigo da leitura

Com esse título escreveu Voltaire um panfleto sobre a prevenção da Europa de sua época contra a difusión da razão escrita, levando-a a uma hipotética resistência turca contra a introdução da imprenta baixo um suposto edicto de um mufti.

Acho que Voltaire errou em sua crença de que a leitura faria aos homem mais livres. É suficiente com ver o que os índices de leitura de nossa sociedade e o acesso universal à educação conseguiram para ver que  cultura e liberdade não são dois termos de uma igualdade.

No entanto não se pode dizer que o panfleto não tenha seu humor visto desde nossa época.

Staypressed theme by Themocracy