Posts tagged: cultura

Sempre na vanguarda: o nosso niilismo é arte

Na Galiza somos desse jeito: gostamos de causar admiração em as incrédulas mentes dos humanos que nom tenhem o privilegio de serem galegos. Para isso somos quem de erguer potentes focos de atenção mundial, dos que são cabeçalho de capa de tudas as publicações do orbe tudo.

Construímos espantosos monumentos únicos no mundo cos cartos que damos aforrado en educação, sanidade e servizos sociais e, ja feitos os deijamos vazios,  sem coisa nenhuma dentro, em um prodigioso alarde de inteligencia, algo que só pode dar de seu uma pessoa impregnada coa faísca da vida.

Pode haber coisa máis marabilhosa? Na Galiza, sim. Seguiremos a informar

Do horrível perigo da leitura

Com esse título escreveu Voltaire um panfleto sobre a prevenção da Europa de sua época contra a difusión da razão escrita, levando-a a uma hipotética resistência turca contra a introdução da imprenta baixo um suposto edicto de um mufti.

Acho que Voltaire errou em sua crença de que a leitura faria aos homem mais livres. É suficiente com ver o que os índices de leitura de nossa sociedade e o acesso universal à educação conseguiram para ver que  cultura e liberdade não são dois termos de uma igualdade.

No entanto não se pode dizer que o panfleto não tenha seu humor visto desde nossa época.

Staypressed theme by Themocracy